Google+

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Recomendação de leitura


    Eu não tenho o hábito da leitura. Confesso que o último livro que eu li, Lucíola de José de Alencar, foi há quase 10 anos, e apenas porque era um requisito para fazer vestibular. Reconheço que gostei da história, me emocionei e chorei como uma criança no final, mas depois disso, limitei-me à leitura de revistas e jornais e nunca mais livros fizeram parte da minha vida.
    Muito para minha surpresa, minutos atrás eu estava terminando a leitura de um livro que eu consumi vorazmente pelas últimas duas semanas, recomendado por um amigo depois de ter lido meu último texto no blog. (Obrigado, Rodrigo)
    A indicação não poderia ter sido mais apropriada. Me li inteiramente no livro, e aprendi mais sobre mim nessas últimas duas semanas do que em muitos anos de estagnação psicológica. O livro se chama "The Velvet Rage: overcoming the pain of growing up gay in a straight man's world", de Alan Downs e publicado em 2005.
    Downs é um psicólogo e gay. Hoje com 54 anos de idade, ele é HIV positivo desde os 26. No livro ele descreve alguns comportamentos autodestrutivos comuns entre gays, explora suas causas e como o cultivo de pequenas habilidades podem nos levar a uma vida realizadora. As histórias de seus clientes ilustram algumas análises objetivas sobre conflitos comuns na vida dos homens gays, o que torna uma leitura menos técnica e mais humana.
    Recomendo fortemente para os senhores que estejam lidando com falta de realização na vida, desesperança e incapacidade de manter relacionamentos. Ainda estou digerindo toda a informação que recebi, e espero em breve escrever sobre minhas conclusões e aprendizados.
    Para quem for ler, ou já leu, fica o convite para discutirmos o livro nos próximos textos, e sintam-se à vontade para indicar leituras que vocês julgarem impactantes!
Um grande abç,
Henrique.

4 comentários:

  1. Estou lendo. Sinto muitas vezes durante a leitura a sensação de ser lido por um escâner. A autoidentificação em muitas passagens é automática. Procurei muito tempo para comprar no Brasil, mas não encontrei. Agora sei que tem para encomenda na livraria Cultura. Estou lendo uma tradução feita por um nobre rapaz, para quem não domina o inglês é uma ótima alternativa. Aqui vai o link do blog: [http://amaresentido.blogspot.com.br/search/label/Velvet%20Rage]

    Deixo como dica de leitura: 'Ovelha - memórias de um pastor gays', escrito por Gustavo Magnani". Um misto de ironia, dor, culpa, um emaranhado de sentimentos e situações que envolvem a vida de um pastor gay. Diversos temas concernentes à vida gay são abordados no livro. No Brasil atual, onde o fundamentalismo religioso permeia nosso terreno o livro é um tapa na cara de muitas religiões. E Atenção: Não é um livro recomendado para mentes pudicas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dominus!
      É realmente uma pena que não tenham traduzido ainda para o português. O trabalho desse rapaz aí é louvável, que paciência! haha Vou editar o texto e referí-lo com esse link.

      Esse livro indicado parece bem polemico. Engraçado que não vi protesto pedindo sua censura. Obrigado pela indicação!
      abç

      Excluir
  2. As indicações do Rodrigo "tem poder"!!! ehehe
    Eu confesso que já li e reli o seu outro post algumas vezes, quero comentá-lo adequadamente do jeito que ele merece, mas ainda não tive "sossego interno" (vamos dizer assim) para fazê-lo. Vou tentar fazer isso hoje...

    Mas esse livro está na minha lista,

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. É incrível.
    Você não lê um livro há dez anos mas escreve tão bem!

    ResponderExcluir

#HTML10{background:#eee9dd ;}